Março Lilás

O câncer de colo de útero, também conhecido como cervical, é uma lesão intrauterina ocasionada pelo papiloma vírus humano, o HPV. A doença pode levar de 10 a 20 anos para se desenvolver e atinge, principalmente, mulheres acima dos 25 anos.

Os sintomas podem ser observados, na maioria dos casos, quando a doença já está em uma fase avançada. Entre os sinais dessa enfermidade é possível notar sangramento vaginal durante ou após relações sexuais, dor pélvica e abdominal, sensação de peso entre o ânus e a vagina, dor durante as relações sexuais e corrimento vaginal mucoso.

O diagnóstico é feito por meio de exame físico e confirmado por uma biópsia. Quando em estágio inicial, a doença costuma ser detectada por meio de exames como o papanicolaou, a colposcopia e a vulvoscopia. Quando em estágios mais avançados, exames como a ressonância magnética e a tomografia, além de detectar possíveis comprometimentos de outros órgãos, são importantes para determinar o grau de avanço da doença.

O câncer de colo de útero é o terceiro tipo de tumor maligno que mais atinge a população feminina e a quarta causa de morte de mulheres no Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), as estimativas de 2018 indicaram mais de 16.370 casos novos no país.

O tratamento varia de acordo com o avanço do tumor e entre as opções estão: a cirurgia de histerectomia simples ou radical, a radioterapia (que pode ser interna ou externa) e a quimioterapia, que pode ser feita como um complemento à radioterapia.

O Célula Laboratório Médico, localizado em Rondonópolis, é responsável pela prevenção e o diagnóstico de doenças por meio de exames na especialidade médica de anatomia patológica e citopatologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *