Dezembro Laranja: combate ao câncer de pele

 

Campanha Dezembro Laranja

O Laranja remete ao sol e ao tom dos corpos bronzeados, por isso é o símbolo da luta contra o câncer de pele. Esta campanha tem como objetivo alertar a população em relação aos cuidados com a pele, o uso do protetor solar, os riscos da doença e a importância do diagnóstico precoce para evitar mutilações ou danos maiores.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pele é o mais incidente no Brasil e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país.

O câncer de pele surge com mais frequência nas áreas mais expostas como pescoço, orelhas, face, couro cabeludo (em calvos), costas e ombros. Somente um exame clínico feito por um médico especializado ou uma biópsia podem diagnosticar o câncer da pele, porém algumas características podem ajudar a população a identificar a doença, como:

  • Uma lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente;
  • Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;
  • Uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

 

Para saber sobre o resultado, o tipo de câncer, o estado e o melhor tratamento, o papel do patologista é fundamental. Procure entender como os resultados influenciam nas opções de tratamento disponíveis e ajudam a prever seu prognóstico com o patologista.

 

Prevenção

Cuidado com a exposição solar

  • Usar fitro solar FPS no mínimo 30, diariamente;
  • Evite os momentos de maior insolação do dia (entre 10h e 16h) e fique na sombra o máximo que você puder;
  • Use protetores físicos, como chapéus e camisetas.

 

Evitar câmaras de bronzeamento artificial

Muitas pessoas acreditam que os raios UV das câmaras de bronzeamento são inofensivos, mas isso não é uma verdade. As lâmpadas de bronzeamento que fornecem os raios ultravioleta podem, a longo prazo, provocar danos à pele e ainda contribuir para o desenvolvimento de um câncer de pele.

 

Conheça sua pele

Examinar sua pele periodicamente é uma maneira simples e fácil de detectar precocemente o câncer de pele. Observe se há manchas que coçam, descamam ou sangram e que não conseguem cicatrizar, além de perceber se há pintas que mudam de tamanho, forma ou cor.

 

Vá ao Dermatologista

É importante que as pessoas com fatores de risco sejam acompanhadas por um especialista, pois recomendarão algum medicamento e tratamento.

 

Como é feito o tratamento?

O principal tratamento para o câncer de pele é a cirurgia. Em alguns casos, principalmente nos casos avançados, a radioterapia e a quimioterapia também podem ser utilizadas.

 

O Sol nunca tira férias!

Mês de prevenção e combate ao câncer de pele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *