Câncer de pulmão, um tipo evitável

O segundo mais comum de todos os tumores malignos entre homens e mulheres no Brasil, o câncer de pulmão atinge desde a traqueia até a periferia do pulmão. E para quem ainda duvida, 85% dos casos diagnosticados estão relacionados ao consumo de derivados do tabaco, por isso é classificado como uma doença evitável.

Desde 1985, este câncer está em primeiro lugar, tanto em incidência quanto em mortalidade. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 13% de todos os casos novos de câncer são de pulmão.

Felizmente, a taxa de incidência vem diminuindo desde meados da década de 1980 entre homens e desde meados dos anos 2000 entre as mulheres. Essa diferença deve-se aos padrões de adesão e interrupção do tabagismo, constatados nos diferentes sexos.

Fatores que aumentam o risco de câncer de pulmão

Há outros fatores, além do tabagismo, que podem aumentar o risco de ter a doença. A exposição à poluição do ar, infecções pulmonares de repetição, deficiência e excesso de vitamina A, doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema pulmonar e bronquite crônica), fatores genéticos e história familiar de câncer de pulmão favorecem ao desenvolvimento desse tipo de câncer.

Outros fatores de risco são: exposição ocupacional a agentes químicos ou físicos (asbesto, sílica, urânio, cromo, agentes alquilantes, radônio entre outros), água potável contendo arsênico, altas doses de suplementos de betacaroteno em fumantes e ex-fumantes.

Mas, novamente destacamos que o risco de ocorrência do câncer de pulmão e de morte pela doença aumenta quanto maior a intensidade da exposição ao tabagismo. A mortalidade por câncer de pulmão entre fumantes é cerca de 15 vezes maior do que entre pessoas que nunca fumaram, enquanto entre ex-fumantes é cerca de quatro vezes maior.

Classificação

A classificação para o câncer de pulmão é feita de acordo com o tipo de células afetadas, como os bronquíolos ou os alvéolos, é dividido em dois grupos:

Câncer de células não-pequenas:  mais comuns, têm três subtipos: carcinomas de células escamosas, adenocarcinomas e carcinomas de células grandes.

Câncer de células pequenas: são mais raros e têm comportamento mais agressivo. Ele se espalha pelo sistema linfático, onde as células cancerígenas entram nos vasos linfáticos e começam a se desenvolver nos gânglios linfáticos ao redor dos brônquios e no mediastino (parte central da caixa torácica). Ao atingirem os nódulos linfáticos, provavelmente essas células já se disseminaram para outros órgãos do corpo.

Prevenção

Certamente a prevenção mais eficaz é parar de fumar ou jamais iniciar esse hábito de malefícios à saúde. Se você for um fumante, consulte seu médico para que juntos, vocês busquem alternativas e tratamentos para conseguir abandonar este hábito de risco.

A detecção precoce do câncer também pode ser considerada uma forma de prevenção, no sentido de ser uma estratégia para encontrar um tumor em fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento.

A detecção pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce), ou com o uso de exames periódicos em pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença.

É importante ressaltar que o diagnóstico precoce do câncer de pulmão é possível em apenas parte dos casos, pois a maioria dos pacientes só apresenta sinais e sintomas em fases mais avançadas da doença. Os sinais e sintomas mais comuns e que devem ser investigados são:

Tosse e rouquidão persistentes;

Sangramento pelas vias respiratórias;

Dor no peito;

Dificuldade de respirar;

Fraqueza e perda de peso sem causa aparente

Na maior parte das vezes esses sintomas não são causados por câncer, mas é importante que eles sejam investigados por um médico, principalmente se não melhorarem em poucos dias.

Fontes consultadas: INCA e Hospital do Amor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *