Agosto, mês dedicado à saúde do homem!

Agosto, mês do homem

Hábitos saudáveis e acompanhamento de saúde preventiva é o caminho para o envelhecimento com qualidade de vida. Os homens costumam dar menos atenção à saúde e realizam menos consultas médicas. Mas, apesar do índice de conscientização masculina ter aumentado ao longo dos últimos anos, muitos homens ainda deixam a saúde e os exames de rotina de lado. A falta de check- up faz com que muitas patologias sejam diagnosticadas tardiamente, prejudicando assim, no tratamento da doença.

Medidas que auxiliam na prevenção e tratamento de doenças para os homens:

– Alimentação balanceada: O consumo excessivo de alimentos ricos em sódio, conservantes, enlatados, embutidos, ultraprocessados e defumados em geral (por exemplo, salsichas) podem agregar malefícios ao organismo, que resulta em doenças como o câncer no sistema digestivo. Outro alimento prejudicial é o churrasco, pois a carne assada em churrasqueira tem exposição direta à fumaça devido à queima do carvão, com isso, essas partículas de Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HAP) estão ligadas ao aumento da incidência de câncer em seres humanos. O ideal é consumir frutas, legumes e verduras, que são ricas em fibras e abarcam benefícios para a saúde;

– Tabagismo: Considerado a principal causa de morte que pode ser evitada em todo o mundo de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), é o principal agente para 90% dos casos de câncer no pulmão, responsável também por doenças cardiovasculares. É causada pelo excesso de nicotina no organismo. O tabaco é um dos componentes que pode gerar dependência psicológica e química;

– Consumo excessivo de bebida alcoólica: Com o aumento da concentração do álcool na corrente sanguínea, a função do cerebelo pode ficar comprometida e apontar sinais de deterioração ocasionando desequilíbrio, modificações na capacidade cognitiva que agravam a articulação da palavra, a coordenação motora e resultam em movimentos mais lentos, entre outros sintomas que conferem efeitos colaterais que agravam a saúde. Além disso, o consumo excessivo de bebida alcoólica também pode causar a cirrose.

– Atividade Física: A prática de exercícios favorece o bom funcionamento do organismo. Alguns estudos compravam que a atividade física, é uma importante aliada na prevenção do câncer;

– Filtro Solar: É fundamental o uso do filtro solar diariamente, pois os raios UVA e UVB, emitidos pelo Sol, são os principais responsáveis pelas modificações celulares que podem resultar no câncer de pele.

– Pratique sexo seguro: Os especialistas reiteram que o HPV (papiloma vírus humano) uma doença sexualmente transmissível, pode ser a principal responsável por determinados tipos de câncer como: vulva, pênis, colo de útero e orofaringe (garganta). A camisinha também colabora para a prevenção do vírus da hepatite B e da C, ambos podem acarretar no câncer de fígado.

– Faça anualmente o exame de sangue PSA e o toque retal: O câncer de próstata é o mais comum entre os homens e está entre as doenças que mais os matam. A patologia pode ser evitada (e o tratamento será menos invasivo) se o paciente realizar o check-up anual que inclui, também, coleta de sangue.

 

Ao sinal de qualquer anormalidade no seu organismo, procure um médico.

 

 

Por AGP Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *