O hábito de fumar e o tabagismo são as causas mais conhecidas para o câncer de pulmão. Muitos fumantes conhecem os riscos do fumo para o organismo, mas o fato é que o cigarro apresenta uma substância que causa dependência química, a nicotina.
O cigarro aumenta em até 20 vezes a chance dos fumantes desenvolverem a doença quando comparado aos não fumantes. Conforme informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 90% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está relacionado ao consumo de derivados de tabaco. Isso porque, na fumaça do cigarro existem mais de 5 mil substâncias químicas das quais cerca de 50 são cancerígenas. E o país soma 28.220 novos casos de tumores pulmonares ao ano.
Além do câncer de pulmão, o tabagismo é o causador para outros tipos de câncer, como os tumores localizados nas regiões do pescoço, bexiga e cabeça.
O tratamento para o câncer de pulmão é realizado por meio de uma cirurgia, por tratamento sistêmico (quimioterapia, terapia alvo e imunoterapia) e radioterapia. Essa operação depende principalmente do tipo, do tamanho e da localização do tumor, além do estado geral do paciente.
Portanto, o cigarro é considerado um dos maiores problemas de saúde pública que nossa sociedade enfrenta hoje em dia.
Por Lucianna Parreira
Jornalista e Social Media