Neste mês de março, que é o Mês da Mulher, o Célula Laboratório Médico destaca a prevenção do câncer de colo do útero e ressalta: essa é a sua melhor escolha, sempre!
Também chamado de câncer cervical, o câncer de colo do útero é causado principalmente pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV (chamados de tipos oncogênicos), que ocorre por transmissão sexual. É o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
O câncer de colo do útero não apresenta sintomas no início e, quando eles aparecem, não são específicos e podem estar relacionados a outras doenças. O mais importante, no entanto, é estar sempre atenta ao seu corpo e, principalmente, ir ao médico ginecologista regularmente.
Não deixe de fazer, anualmente, o exame preventivo Papanicolaou, indicado para toda mulher que já iniciou a vida sexual e também para mulheres que não têm mais relações sexuais.
É através do Papanicolaou que o médico poderá iniciar o diagnóstico do câncer de colo do útero. Caso esse exame apresente alteração, é possível que o especialista também considere solicitar outros exames, como:
Captura híbrida – é um exame molecular capaz de diagnosticar o vírus do HPV ainda que não tenham aparecido os primeiros sintomas da doença. Permite identificar 18 tipos do HPV, dividindo-os em dois grupos, os de baixo risco (que não causam câncer) e os de alto risco (que podem causar câncer).
Biópsia do útero – é um exame de diagnóstico empregado na identificação laboratorial de possíveis alterações no tecido de revestimento do útero. Com o material coletado, o médico patologista fará o exame anatomopatológico que, posteriormente, será avaliado pelo ginecologista para iniciar o tratamento adequado.
Colabore com a sua saúde
– Use preservativos em suas relações sexuais (camisinha masculina ou feminina).
– Oriente-se sobre as vacinas contra o HPV, disponíveis para adolescentes e outros grupos no SUS e também na rede particular. As vacinas disponíveis no Brasil previnem os tipos oncogênicos do HPV (vacina bivalente e quadrivalente).
– Tenha um (a) médico ginecologista para chamar de seu, não espere ter sintomas para procurar ajuda.
O Célula Laboratório Médico conta com profissionais especializados que garantem diagnósticos precisos para tratamentos corretos. Nossa equipe técnica é formada pelo Médico Patologista e Diretor Técnico, Dr. Marcos Michel Gromowski, com experiência de 17 anos na especialidade e membro da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP); e Priscila Martinho de Oliveira, Bióloga, Citotécnica com curso de especialização pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), apta pela Sociedade Brasileira de Citopatologia (SBC) e com atuação de três anos no Hospital de Amor de Barretos.