Câncer de pulmão é o que mais causa mortes no mundo

O câncer de pulmão é o terceiro mais comum entre os homens e o quarto entre as mulheres, sendo responsável por 28.618 mortes em 2020 no Brasil. Segundo a estimativa de novos casos de 2023 do Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais de 30 mil brasileiros têm a doença. No mundo, o número é ainda mais alarmante, sendo a principal causa de incidência e mortalidade por câncer, com cerca de 2 milhões de diagnósticos e 1 milhão e 800 mil mortes.

O principal fator para o desenvolvimento do câncer de pulmão é o tabagismo, responsável por cerca de 80% dos casos, fazendo com que a doença seja a principal causa evitável de morte no mundo. Outros fatores atrelados ao câncer de pulmão, segundo a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), são a exposição passiva ao tabaco, o contato com produtos químicos tóxicos de forma ocupacional e o histórico familiar. O diagnóstico da doença é mais comum em homens acima dos 60 anos de idade, geralmente, devido à exposição crônica a substâncias carcinogênicas.

Segundo o INCA, apenas 16% dos cânceres são diagnosticados no estágio inicial da doença, o que ajuda bastante na taxa de sobrevida e em uma possível cura. Contudo, o mais comum é que o câncer de pulmão seja descoberto de forma tardia, prejudicando o tratamento, sendo assim, a principal forma de sucesso é a prevenção da doença.

Nesse conteúdo, você encontrará as principais informações sobre o câncer de pulmão, as principais causas, diagnósticos e formas de tratamento. Lembrando que esse conteúdo não substitui a consulta médica e a avaliação de cada caso por uma equipe de saúde especializada.

O câncer de pulmão

O câncer de pulmão é um tipo de câncer que se inicia quando células anormais crescem de maneira descontrolada nos pulmões. Esse desbalanço celular resulta na formação excessiva de células que se acumulam e podem levar à criação de tumores, prejudicando o funcionamento dos órgãos afetados.

Fatores como mutações genéticas, exposição a agentes carcinogênicos, comportamentos de risco e infecções virais – como Papilomavírus Humano (HPV) ou Tuberculose (TB) – podem desencadear essas alterações.

Tipos de câncer de pulmão

Os cânceres de pulmão mais comuns são o câncer de pulmão de células pequenas (SCLC) e o câncer de pulmão de células não pequenas (NSCLC).

SCLC

É menos comum, representando aproximadamente 15% da incidência da doença. Apresenta crescimento rápido e agressivo, ocorrendo exclusivamente em fumantes. A exposição crônica aos componentes carcinogênicos da fumaça do tabaco induz uma alta carga mutacional, facilitando a metástase – espalhamento da doença para outros órgãos.

NSCLC

É o mais comum e possui crescimento lento. Geralmente se forma em um tumor localizado que pode ser retirado por cirurgias ou radioterapia com maior chance de cura. Além do tabagismo, outros fatores podem ser relacionados a seu aparecimento.

Sintomas do câncer de pulmão

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem vários sintomas que podem indicar um problema nos pulmões. Os principais são:

  • Dor no peito;
  • Falta de ar;
  • Fadiga;
  • Tosse persistente e/ou com sangue;
  • Perda de peso sem causa conhecida;
  • Infecções pulmonares recorrentes.

Vale lembrar que os primeiros sintomas podem ser leves ou confundidos com problemas respiratórios comuns, levando a um atraso no diagnóstico correto.

Como realizar o diagnóstico

O diagnóstico é realizado por um médico através de testes físicos, análises dos sintomas descritos pelo paciente e exames de imagem, como radiografia de tórax, tomografia computadorizada e ressonância magnética, para uma primeira observação do problema.

Para identificação da doença e subtipo do câncer de pulmão (NSCLC ou SCLC), são realizados exames de anatomia patológica, como biópsias, através da coleta de uma amostra do tecido pulmonar, peças cirúrgicas, imuno-histoquímica, imunofluorescência e revisão de lâmina.

Ainda, pensando em um tratamento personalizado, são realizados testes oncomoleculares, como o teste de Fish e a análise de reação em cadeia da polimerase (PCR), para detectar mutações genéticas ou biomarcadores específicos.

 Como prevenir o câncer de pulmão

A melhor maneira de prevenir o câncer de pulmão é não fumar. Porém, existem outros fatores, considerados como medidas de prevenção primária, que devem ser evitados, como: a poluição do ar, o fumo passivo e os riscos no local de trabalho, como exposição por longos períodos a produtos químicos carcinógenos e amianto (responsável por quase 5% dos casos da doença, segundo o INCA).

A prevenção secundária envolve métodos de diagnóstico precoce da doença, principalmente em grupos de risco como os fumantes, antes mesmo do aparecimento dos sintomas. Nesse cenário, é importante realizar consultas médicas regulares já que a detecção no estágio inicial pode aumentar de maneira significativa as chances de sucesso no tratamento e melhorar os resultados.

O Célula Laboratório Médico assume o compromisso de trazer informações relevantes, atualizadas e de fontes confiáveis para que você se mantenha sempre bem informado e com a sua saúde em dia.

Somos responsáveis pela prevenção e o diagnóstico de doenças, a partir de exames anátomos patológicos e citopatológicos. Pautamos nossos serviços sempre pela qualidade, confiabilidade e pelo atendimento personalizado e humanizado, levando para pacientes e médicos parceiros, diagnósticos precisos e especializados.

Referências

INCA. Câncer de pulmão. Disponível em: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/pulmao. Acesso em 02/08/2023.

OMS. Lung cancer. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/lung-cancer. Acesso em 02/08/2023.

IARC. Lung cancer. Disponível em: https://www.iarc.who.int/cancer-type/lung-cancer/. Acesso em 02/08/2023.

Thandra KC, Barsouk A, Saginala K, Aluru JS, Barsouk A. Epidemiology of lung cancer. Contemp Oncol (Pozn). 2021;25(1):45-52. doi: 10.5114/wo.2021.103829. Epub 2021 Feb 23. PMID: 33911981; PMCID: PMC8063897.

Valeria Relli, Marco Trerotola, Emanuela Guerra, Saverio Alberti, Abandoning the Notion of Non-Small Cell Lung Cancer, Trends in Molecular Medicine, Volume 25, Issue 7, 2019, Pages 585-594, ISSN 1471-4914, https://doi.org/10.1016/j.molmed.2019.04.012.

Responsável Técnico Médico

Dr. Marcos Michel Gromowski – Médico Patologista

CRM/MT 4934 RQE 13657